O certificado digital para empresas é uma identificação online, que também funciona para assinar documentos emitidos eletronicamente. Ele é extremamente importante para o funcionamento de um negócio nos dias atuais. Você sabe por quê? É isso que vamos explicar ao longo deste artigo. Boa leitura!
Por que vale a pena investir no certificado digital para empresas?
Nos próximos tópicos, listamos as quatro razões principais que mostram a importância da sua empresa utilizar um certificado digital.
Maior segurança nas transações online
Quando seu negócio tem uma certificação digital, operações feitas de forma online passam a ser criptografadas. Isso diminui bastante as chances de fraudes. Além do mais, as transações passam a ter valor legal, o que significa que qualquer problema está amparado pela legislação vigente.
Obrigatoriedade para emissão de nota fiscal eletrônica
Dependendo do tipo de empresa que você tiver, o certificado digital passa a ser obrigatório para a emissão de nota fiscal eletrônica.
Organizações registradas como sociedade de responsabilidade limitada (LTDA.), por exemplo, precisam desse tipo de identificação. Já empresas microempresas e empresas de pequeno porte têm a obrigatoriedade apenas se forem optantes do Simples Nacional ou possuírem mais de três funcionários registrados.
Redução de custos
Você precisa pagar um valor para adquirir o cerificado digital para empresas. Todavia, esse custo acaba sendo inferior aos gastos que teria com papel para documentos impressos, com armazenamento de arquivos e até com o transporte de registros.
Em contrapartida, com o certificado digital, é possível migrar a maioria dos processos físicos para o ambiente virtual. Isso torna tudo mais simples, rápido e barato a longo prazo.
Acesso a sistemas tributários e governamentais
Tendo o certificado digital, sua empresa consegue realizar várias transações com órgãos como Receita Federal, INSS, prefeitura etc. de forma totalmente online.
Além disso, muitos dos processos envolvendo declaração de imposto de renda e outros pagamentos tributários podem ser feitos virtualmente com o uso do certificado.
Como ter acesso ao certificado digital para empresas?
Você pode solicitar o certificado digital para a sua empresa por meio de uma Autoridade Certificadora, como o Serasa, por exemplo. Depois basta anexar os documentos exigidos e pagar a taxa relativa à certificação.
Caso tenha dúvidas sobre o processo, entre em contato com os profissionais aqui da Embraccon. Podemos lhe ajudar a fazer toda a solicitação de forma correta e com segurança.