A maior parte dos empreendedores passa, em algum momento da vida, pelo processo de fechar uma empresa. Afinal, nem todos os negócios dão certo de imediato e, muitas vezes, é preciso repensar o modelo de negócio e partir para uma nova empreitada.
Contudo, em meio a essa situação, surge a seguinte dúvida: o que é preciso fazer para fechar uma empresa? Há quem diga que isso é algo extremamente burocrático, porém seguindo os passos certos, não há dificuldade para encerrar o CNPJ. Confira abaixo o que você precisa fazer.
Os 5 passos para fechar uma empresa
A seguir, separamos as etapas que você deve seguir para encerrar seu ciclo de atividades. Lembre-se que os passos abaixo podem variar dependendo do tipo de empresa que você possui.
1. Certidão negativa de possíveis débitos previdenciários
Este documento é emitido de forma gratuita no site da Previdência Social. Ele é obrigatório mesmo que sua empresa não tenha funcionários.
2. Emissão de regularidade do FGTS
Para emitir o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço basta entrar no site da Caixa Econômica Federal e fazer a solicitação. Ela também é gratuita.
3. Baixa na prefeitura e no estado
Para dar baixa na prefeitura, você precisa entrar em contato com a Secretaria de Finanças e verificar a documentação exigida pelo órgão. Caso sua empresa tenha registro estadual, vá até a Secretaria da Fazenda para pedir o encerramento da sua inscrição.
4. Baixa na Junta Comercial
Outro passo necessário para fechar uma empresa é protocolar o pedido na Junta Comercial. Esta etapa exige o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com cada estado.
5. Baixa no CNPJ
A última parte do percurso é dar baixa no CNPJ. Você deve fazer isso no site da Receita Federal. Dependendo do caso, também é possível fazer a solicitação na própria Junta Comercial.
Passo extra: realização do Distrato Social
O Distrato Social é uma etapa obrigatória apenas para as empresa que possuem sócios. Ele é o documento que explica por que a sociedade está sendo desfeita e define a correta divisão dos bens entre todos os sócios.
Caso precise de ajuda para fechar sua empresa e começar um novo negócio, entre em contato com a Embraccon. Possuímos uma equipe especializada em lidar com todas essas questões burocráticas. Assim, você evita possíveis dores de cabeça.