(81) 3221-6632 / (81) 3031-6566

Nosso Blog

Como minha empresa pode ser mais organizada financeiramente?

Nossa saúde precisa de atenção constante. Devemos nos alimentar bem, fazer exercícios e realizar check-ups regularmente. Esses cuidados previnem doenças e, por consequência, nos trazem melhor qualidade de vida. Com as empresas não é diferente. Elas também necessitam de cuidados para crescer com saúde. Mas como saber se minha empresa é saudável?

O quanto antes descobrir a doença, mais fácil de curar o paciente. Existem vários sinais que demonstram a saúde de um empreendimento. São indicadores contábeis e financeiros que analisados corretamente, é possível constatar se a empresa é saudável ou não. Essas análises são como check-ups preventivos, ou seja, detectam o problema em seu estágio inicial, possibilitando uma maior chance e recursos para resolvê-lo.

Assim como nossa saúde vai ficando de lado por conta da correria do dia a dia, o mesmo pode acontecer com nosso negócio. A rotina empresarial atribulada pode levar o gestor a deixar um pouco de lado, sem perceber, a saúde do seu empreendimento.

Em outras situações, por falta de recursos e conhecimento suficiente, a visão da condição do negócio não condiz com a realidade. Um empresário pode achar que está tudo indo bem, mas na verdade tem uma visão míope do que realmente está acontecendo com seu negócio.

Uma empresa financeiramente saudável

Uma empresa saudável é aquela que desempenha suas funções, tanto na captação de recursos e produtividade quanto no fluxo de caixa. E tem condição de, por meio da venda de seus produtos, gerar lucros e se manter atuante. Consegue garantir a harmonia entre receita e despesa e mantém as contas e obrigações em dia.

De maneira geral, um negócio com boa saúde financeira tem dinheiro em caixa, liquidez e, se por algum motivo precisar fechar as portas, tem condições financeiras de honrar todos os compromissos e ainda ficar com saldo positivo.

A organização e planejamento são peças-chave nesse contexto. Com uma empresa organizada é muito mais fácil identificar e corrigir as falhas. E se ela tiver um bom planejamento, a saúde dos negócios tende a ficar bem.