(81) 3221-6632 / (81) 3031-6566

Nosso Blog

Consultoria e assessoria contábil, quais as diferenças entre esses serviços?

Você sabe quais são as principais diferenças entre uma consultoria e assessoria contábil? Apesar de esses serviços terem suas similaridades, algumas características os tornam bem distintos entre si.

Quer saber quais são essas diferenças? Continue acompanhando o artigo e boa leitura!

As principais diferenças entre consultoria e assessoria contábil

Conhecer as diferenças entre uma consultoria e assessoria contábil é uma necessidade para qualquer empresa. Afinal, esses serviços podem ser benéficos de diferentes formas para o financeiro da companhia.

Principais características da assessoria contábil

A assessoria contábil trata-se de uma relação consistente, focada no longo prazo. Sua finalidade é diagnosticar problemas estruturais da companhia, junto aos gestores, fornecedores, colaboradores e clientes do negócio.

Ela foi criada com o intuito de despertar a atenção da diretoria das empresas, procurando comprometer-se com o desenvolvimento e o sucesso de um projeto.

Vale destacar que o trabalho dos assessores não se limita apenas a companhias de grande porte. Elas trazem uma enorme vantagem para escolas, organizações governamentais, micro e pequenas empresas, etc.

Ou seja, qualquer modelo de negócio pode aproveitar de uma assessoria bem feita.

Principais características da consultoria contábil

Diferente da assessoria, a consultoria contábil tem como objetivo promover uma eficiência maior na administração financeira de uma empresa.

Ou seja, sua principal função é apontar o melhor caminho para a redução de gastos, impostos, investimentos internos e outros procedimentos que envolvam o dinheiro da companhia.

Para que essa possa ser efetiva, a equipe de consultores analisa toda a movimentação contábil do negócio, como as contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa, etc.

Na consultoria são desenvolvidos trabalhos de orientações quanto às áreas contábeis da empresa, e irá abranger: planejamento tributário; controle e gestão financeira e orientação empresarial.

Como vimos, a consultoria e assessoria contábil têm características marcantes bem definidas. Saber qual contratar é fundamental para que possa bater suas metas e alcançar seus objetivos.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais!