(81) 3221-6632 / (81) 3031-6566

Nosso Blog

Afinal, o que é escritório virtual? Entenda mais sobre essa novidade

Na era digital em que vivemos, são diversas as soluções que vêm do mundo virtual. Os serviços que hoje podemos encontrar de maneira digital são os mais variados, em quase todas as áreas, e muitos deles possuem vantagens que a maneira tradicional não possui.

Para quem precisa de um endereço comercial, mas não necessariamente de um escritório para o seu negócio, uma novidade da era digital foi bem vantajosa: o escritório virtual! Entretanto, esse termo ainda causa bastante confusão, como um escritório virtual possui um endereço físico?

Para te ajudar a entender melhor esse conceito, preparamos esse conteúdo explicativo. Quer entender de uma vez por todas como funciona um escritório virtual e saber se essa é melhor opção para o seu negócio? Continue sua leitura e confira mais!

Afinal, o que é escritório virtual?

O conceito do escritório virtual é o seguinte: significa contratar um endereço comercial, porém apenas para alguns objetivos. Alguns deles são: recebimento de correspondências, atendimento telefônico em nome da empresa, utilização de salas coworking (compartilhamento do espaço de trabalho com diversas empresas com outro ramo de atuação), entre outros.

Como funciona esse procedimento?

Para abrir seu escritório virtual você só precisa escolher uma empresa que ofereça esse serviço, ela pode estar no seu município ou não. Para a maioria das empresas, essa abertura em municípios e até estados diferentes ocorre quando a empresa não quer pagar imposto duplicado, então realiza a abertura no mesmo lugar onde o tomador de serviço está localizado.

Como é o processo de contratação do serviço?

O serviço pode ser contratado no momento da abertura da empresa ou alteração do endereço. É importante atentar para os documentos necessários para cada um desses casos. No caso de abertura de empresa serão necessários os documentos do escritório virtual, como IPTU, contrato de locação, entre outros. Isso dependendo de onde se estabelece o escritório virtual e as exigências da Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura do local. No caso de alteração seguem os mesmos procedimentos. A única diferença é que será uma alteração para o endereço virtual e não uma abertura direta.

Posso usar o escritório virtual como comprovante de endereço?

Saiba que o escritório virtual não possui contas, documentos oficias, entre outros comprovantes em nome da empresa. Entretanto, no momento da contratação do serviço é gerado um contrato de locação com todas as informações necessárias de ligação entre o escritório e o contratante. Esse documento deverá ser suficiente para as situações que envolvam a necessidade de comprovantes.

Quem pode contratar o serviço?

O escritório virtual é uma alternativa muito interessante para empreendedores que desejam abrir uma empresa de prestação de serviços no qual não é necessário endereço, ou seja, nos casos em que presta serviço diretamente no endereço do cliente, ou de maneira online.

Garanta confiança e profissionalismo

O serviço do escritório virtual pode ser a solução ideal para vários tipos de negócios. Se esse for o seu caso, entre em contato com a Embraccon e solicite o serviço, temos experiência comprovada no mercado.