(81) 3221-6632 / (81) 3031-6566

Nosso Blog

4 serviços contábeis importantes para o seu condomínio

Quando pensamos em administração de condomínio podemos analisar o seu funcionamento com o de uma empresa: o seu sucesso financeiro depende de uma boa gestão. Mas como garantir bons resultados em um local com constantes mudanças e vários contribuintes? A solução pode estar em uma administradora virtual de condomínios, que irá auxiliar e prestar apoio para toda a parte contábil garantindo tranquilidade, facilidade e segurança na gestão.

A contabilidade é de fato uma prática indispensável para o bom funcionamento de qualquer condomínio. Você sabe como esse setor pode contribuir para garantir uma boa gestão do seu condomínio? Para te ajudar a entender como a Embraccon Recife pode te auxiliar, separamos 4 serviços contábeis importantes para o seu condomínio. Continue sua leitura e confira.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é a movimentação de entradas e saídas de dinheiro em um período determinado. O registro do fluxo de caixa é importante e baseia toda organização financeira, pois dá uma visão do momento atual e futuro próximo do dinheiro disponível.

Todo o dinheiro que entra e sai de dentro do condomínio deve ser registrado. Como os registros de recebimentos dos valores pagos pelos condôminos e os registros de pagamentos de funcionários, serviços contratados, contas de água, luz, e demais despesas existentes.

Ao longo dos dias do período – normalmente os 30 dias de um mês -, a situação do “caixa” do condomínio vai mudando, aumentando ou diminuindo o valor disponível. Para organizar essa movimentação do período é preciso registrar o fluxo de caixa.

Um exemplo de como a contabilidade para condomínio pode auxiliar diz respeito ao controle de entradas e saídas: a administração pode verificar se as despesas estão aumentando e se existem inadimplentes. Afinal, quando acompanhado frequentemente, o fluxo de caixa permite agir mais rápido nessas situações.

Auditoria

A auditoria condominial é uma forma de auxílio no acompanhamento das contas, em que um profissional qualificado revisa cada despesa e arrecadamento. Dessa forma, o síndico conta com o amparo de um assessor, que oferece recomendações sobre como fazer o dinheiro do condomínio render mais e evitar dores de cabeça.

Ao longo da análise do auditor, são conferidas as pastas de contas e recibos, folha de pagamento dos funcionários, contratos com prestadoras de serviços, relatório de inadimplência, recolhimento de obrigações fiscais e contábeis, entre outros.

Responsabilidades Legais

Ao longo da análise do auditor, são conferidas as pastas de contas e recibos, folha de pagamento dos funcionários, contratos com prestadoras de serviços, relatório de inadimplência, recolhimento de obrigações fiscais e contábeis, entre outros.

Balancete Mensal e Anual

Esse documento traz uma análise financeira do condomínio, mostrando a receita do mês ou do ano, juntamente a todos os gastos, além de um saldo mensal e anual. O saldo mensal é a diferença entre a arrecadação e as despesas nesse período, enquanto o anual é o saldo existente acrescido ao dos últimos 30 dias.

Nesse sentido, lembre-se de que é preciso anexar todos os documentos necessários para comprovar os gastos. Entre eles, é possível citar os recibos dos gastos, como contas de luz e água, recibos de obras, contratos de seguro, relatórios de inadimplência, gastos com folha de pagamento, obras e reformas, além de quaisquer imprevistos financeiros ocorridos.

Com a contabilidade seu condomínio não vai se preocupar com dois importantes relatórios contábeis: o documento de demonstração do resultado mensal da contabilização do fluxo de caixa e o das receitas e despesas processadas durante o ano todo.

Conte com os profissionais experientes da Embraccon Recife

A contabilidade de condomínios é uma oportunidade para melhorar a gestão condominial e garantir o bem-estar de todos os moradores. Contadores facilitam o trabalho do síndico, proporcionando mais transparência e segurança. Conte com a Embraccon, entre em contato e saiba mais.